Fotos: Arquivo Pessoal
Era no barulho das risadas, nas festas em família, que a professora aposentada Élida Souto Miranda, 80 anos, mostrava a alegria e a vontade que sentia de aproveitar a vida. Em Rosário do Sul, cidade onde nasceu, Élida compartilhou a infância e a juventude com as irmãs, Ieda, Ione, Ivone (já falecida) e Maria Antonieta, suas companheiras fiéis de longas conversas, sempre acompanhadas de chimarrão.
- Ela era uma irmã muito dedicada e amorosa. Adorava festas e ouvir música. Assim que levantava, de manhã cedo, ela já ligava o rádio. Era uma pessoa muito alegre - diz a irmã Maria Antonieta Souto Teixeira, 73 anos.
Ainda em Rosário, Élida conheceu o gerente comerciário aposentado Alberto do Prado Miranda, 85 anos. Os dois eram vizinhos e não demoraram a se apaixonar. Juntos, eles construíram uma família que se fortaleceu ao longo de 62 anos de relacionamento. Eles tiveram duas filhas, Vera e Daniela. Élida ainda era avó de Hector, Heurison e Gustavo e bisavó de Pedro e Otávio.
Para a filha, as maiores conquistas da mãe foram adquirir uma independência financeira e ter conseguido educar suas duas meninas.
Famosa na cozinha, a idosa era especialista em fazer mocotó e sagu,que se tornaram os pratos mais solicitados pelos sobrinhos, em todas as visitas que a professora fazia à família em Santa Maria.
- Ela nos ensinou que, mesmo nas adversidades, a gente não deve reclamar e que, para tudo, há um aprendizado - comenta a filha Daniela.
Élida morreu em 12 de janeiro, em Santa Maria, por conta de uma fibrose pulmonar, e foi sepultada no dia seguinte, no Cemitério Sebastião, em Rosário do Sul.
Morreu a dona de casa Elizena Maria Saccol
OUTROS FALECIMENTOS EM SANTA MARIA E REGIÃO
Funerária Cauzzo
13/01
Zilda Cortes dos Santos, aos 64 anos, foi sepultada no Cemitério Municipal, em Capão do Cipó
16/01
Zeneida Barragan de Lima, aos 64 anos, foi sepultada no Cemitério Santa Rita, em Santa Maria
Izidio Antonio Mainardi, aos 83 anos, foi sepultado no Cemitério de Arroio Grande, distrito de Santa Maria
17/01
Neuza Lopes Ventura, aos 74 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
18/01
Francisco Valdenir Pazzato, aos 62 anos, foi sepultado no Cemitério Municipal, em São Martinho da Serra
19/01
Onofre Pase, aos 87 anos, foi sepultado no Cemitério de Três Mártires, em Silveira Martins
As informações sobre falecimentos podem ser enviadas para natalia.zuliani@diariosm.com.br ou pelo telefone (55) 3213-7122